A Logae é uma empresa especialista em Gerenciamento de Risco e Logística, que atende empresas com um conjunto amplo de soluções de segurança, controle e eficiência na gestão dos processos logísticos.
Logística
CTO as a Service
Galeazzi Consultoria
2024
O grupo atualmente é composto por duas verticais: a Logae, solução altamente tecnológica que eles oferecem para analisar e controlar os dados de transporte de cargas dos clientes, com dispositivos para fazer a rastreabilidade em tempo real do deslocamento, antecipando e mitigando incidentes como roubo, problemas com o veículo ou o motorista e outros.
Já a Raster é o DNA logístico da empresa, a parte que fornece a inteligência de gestão de risco para os clientes.
Apesar de serem células diferentes, a operação delas estava unificada e misturada, configurando um problema de gestão, pois o produto tecnológico está ganhando alta complexidade e necessita de ganho de escala.
A decisão de negócio do grupo foi então separar as operações. A Gubertech foi então acionada para reorganizar a TI, de forma a viabilizar esse split, criando as condições de escala e crescimento sustentável para a Logae.
Revisão da estrutura organizacional (Aplicações, Governança e Infraestrutura), estrutura de serviços e contratos de Outsourcing, Software, Assinatura e Hardware, de maneira a redesenhar a arquitetura separando as operações.
Otimização da estrutura de Custos (Opex) e Investimentos (Capex), buscando oportunidades de reduções de custos e consolidação de contratos, para viabilizar as duas operações e planejamento estratégico da jornada Cloud First.
Proposição de um roadmap evolutivo para alinhar estratégias de negócio com iniciativas
tecnológicas, definir prioridades e alocar recursos de forma eficiente.
Com as soluções propostas, o grupo tem agora definida a estratégia, a tática e o planejamento operacional, financeiro e de gestão para realizar o spin-off das operações de TI da Logae, para que esta se torne de fato uma logitech.
Em outras palavras, a área de TI ficará reorganizada de forma que cada vertical foque em seu core business – uma sendo gestão de riscos e outra, uma logtech.