IRB_logo_RGB

O IRB(Re) é a maior resseguradora do Brasil, liderando o market share desse mercado. Operante há mais de 80 anos, atua em todas as linhas de negócios de resseguros e possui uma alta reputação por sua tradicional solidez e conhecimento técnico acumulado.

Setor

Financeiro

Solução

CTO as a Service

Parceiros

Galeazzi Consultoria

Ano

2024

Desafio

Nos últimos anos, o IRB passou por intensas transformações em seu modelo de negócio – como perda de monopólio (2007), privatização (2013) e abertura de capital (2017). Por isso, já estava no radar da organização um projeto de transformação digital, com o objetivo estratégico de garantir a sustentabilidade da empresa nos próximos anos.

Depois de a área de TI do IRB elaborar a primeira versão do projeto, a Gubertech foi acionada para contribuir com a otimização de custos da transformação digital, além de propor soluções para adoção de melhores práticas de gestão.

Soluções Implementadas

A principal ação proposta pela Gubertech foi uma revisão profunda do projeto de transformação digital, com proposição de cenários alternativos e arquitetura corporativa simplificada, além da adoção de um roadmap de tecnologia, buscando mais eficiência e arquitetura escalável.

1- Revisão da estrutura financeira

Aprimoramento da estrutura de Custos (Opex) e Investimentos (Capex), apontando oportunidades de reduções de gastos por meio da revisão e consolidação de contratos, novo modelo gestão de fornecedores, frameworks de gerenciamento de projetos e capacitação interna em gestão de TI.

2- Nova arquitetura organizacional

Desenho departamental mais eficiente, ágil e estratégico de TI, com separação e criação de processos para as áreas de desenvolvimento, service desk e gestão, além de boas práticas de gestão de pessoas, atração e retenção de talentos.

3- Arquitetura Corporativa

Reformulação da estrutura de aplicações, infraestrutura, bem como dos serviços de outsourcing, software, assinatura e hardware, com foco em maximizar o uso eficiente de recursos.

4- MVA (Margem de Valor Agregado)

A revisão de estrutura organizacional, com foco em recomendações de governança, contratos e arquitetura corporativa de tecnologia (detalhados acima) foi realizada para maximizar MVA, eliminando redundância operacional.

Resultados

Após as proposições, o custo do projeto de transformação digital caiu em cerca de 50%, com redução de 30% nos custos OPEX, além dos ganhos esperados de eficiência, agilidade e retenção de talentos com a implementação do projeto proposto.